Ao me remeter a esse passado, quem me vem a mente logo é Gutemberg. Minha sacra referencia, distinta do carola e moralista Jesus Cristo e me parece o tempo todo uma pessoa que não devia estar aqui. Jesus parecia querer que todos respirassem pelas narinas, sendo que parece que todos estavam embaixo dágua. Como respirar pelas narinas embaixo dágua? Contudo conseguiu se popularizar com parábulas que bem ou mal atenuaram muito das perversidades institucionalizadfas da antiguidade.
Mas Gutemberg em nada me sugere no que disse ou como viveu, mas sim pelo seu invento, por simbolizar a imprensa, e propagação do pensamento, junto a ele também estariam o italiano Volta, um dos precursores da eletrecidade, que viriam mais tarde me fornecer esta plataforma virtual sobre a a qual escrevo agora em 2010.
Do Livro ao Blogg, um sobre uma plataforma física, permitiu a propagação de diversas teorias antes manuscritas, massificando o a acesso a diversos pensamento, isso por volta de 1450. Já no final do século XX para o XXI temos a internet e o Blogg, ironicamente limitado por uma gama gigantesca de pensamentos empilhados, fossem livros rasgados, flohas soltas, essa é uma boa imagem que sintetiza a Internet em 2010: um emaranhado de folhas soltas, folhas que tanto transmitem imagens em movimento, bem como sons os mais variados e dispersos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário